Objectivos para 2006/07
 
A avaliação que a nova Direcção faz da situação da escola, a partir da experiência do ano de 05/06, vai no sentido da necessidade de os Pais, através da Associação, assumirem um papel activo em vários problemas da vida da escola.
 
 
O objectivo principal para o ano de 06/07 é um programa de qualidade para as actividades fora do período lectivo diário (das 15.15h às 19h) e períodos de interrupção da actividade lectiva (férias escolares).
 
 
1. Projecto de Prolongamento (15.15h às 17.30h).
Aguarda-se confirmação da gestão do Prolongamento, numa parceria entre o Agrupamento e a Câmara Municipal de Oeiras, nos termos da recente decisão da ME.
A Associação desenvolverá todos os esforços para que seja possível oferecer um prolongamento de qualidade:
·        estável e regular, conduzido por pessoas competentes e motivadas.
·        gratuito para todos os alunos interessados
·        incluindo actividades de Inglês (3º e 4º anos) e Apoio ao Estudo
·        incluindo outras actividades extracurriculares
    
2. Continuar o projecto de ATL (8.00h ás 9.00h e 17.30h às 19.00h + férias), coordenado pelo Francisco Alvim, de forma articulada com o Prolongamento e
torná-lo mais consistente:
·        Cativar mais alunos para que seja economicamente viável.
·        Conseguir que o funcionamento do ATL não esteja sujeito apenas a uma sala determinada.
 
3. Actividades e abertura ao exterior
No conjunto dos períodos "Prolongamento" + "ATL" devem ser asseguradas actividades diversificadas, como Música, Artes Plásticas, Educação Física, Jardinagem…
 
Estas actividades devem ser complementadas com um programa de saídas o mais regular possível: visitas a jardins, museus, exposições, bibliotecas, praia, etc.
 
4. Outros problemas do funcionamento da escola devem ser abordados, tentando encontrar soluções. Por exemplo:
·        Acompanhamento do funcionamento da Gertal, no que respeita ao serviço de refeições e pessoal.
·        Casas de banho dos alunos equipadas com sabonete líquido e papel higiénico.
·        Cacifos ou armários para que as crianças deixem nas salas material escolar, e não andem sobrecarregadas.
·        Melhoramentos nos espaços exteriores, por ex. arranjo da torneira do jardim para permitir regas com mangueira, pintura do pavimento com linhas de jogo.
·        Espaço fechado adequado à realização de actividades de Educação Física(cedência de uso de espaço de outras entidades, por ex. no quartel).
·        Distribuição, às 15.30h, de forma organizada, num espaço adequado, de um lanche para todos os alunos interessados no Prolongamento.
 
5. Participação e sentido de comunidade escolar
Conseguir maior participação e envolvimento dos Pais e Encarregados de Educação (motivar para adesão à Associação e para colaborar com ideias, trabalho, meios…), estabelecendo com eles uma comunicação mais efectiva:
·        Afixação em local mais visível de informações / notícias da Associação
·        Manter um Blog interactivo (já existe para o ATL e pode ser adaptado)
·        Organizar uma Festa-Convívio por período, para alunos, pais e professores: por exemplo no São Martinho (Nov.), na Primavera (Mar.), nos Santos Populares (Jun.)
 
6. Principais parceiros
 A Direcção efectuará reuniões com os Professores da Escola, o Agrupamento e a CMO para cooperar no sentido da solução dos problemas detectados.
 
Nas conversações com a Câmara de Oeiras será ainda pedida a sua colaboração no sentido de facilitar questões como:
·        transportes com carácter regular
·        mão de obra e material para a mobilização do terreno da horta.
·        apoio na solução do lanche
 
Nas conversações com o Agrupamento dever-se-á insistir na necessidade de solucionar a questão da integração das crianças que repetem o ano escolar (aprovação de um Regulamento Interno da Escola?).
 
Deverá ainda procurar-se a colaboração com outras entidades como por ex. as Associações de Pais do Agrupamento de Paço de Arcos, a Junta de Freguesia de Paço de Arcos.
 
 
 
Próxima reunião de sócios
Em Setembro de 2006 será apresentado a todos os Associados, Pais e Encarregados de Educação, um Plano de Actividades para o ano lectivo 2006/07 e respectivo orçamento.
 
 
 
 
 
 
publicado por AP às 22:35